sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

MEMÓRIA CONTRADITÓRIA ( Mara Cristiane Rodrigues Aguila )


Olá amigos,

Depois de muitas mudanças e transformações neste ano acabei me ausentando um pouco do “escrever” que tanto gosto.

Hoje venho para conversar com vocês sobre memória. Não da memória como função cognitiva, nem como pré requisito para a aprendizagem, mas sim da memória prospectiva, ou melhor da memória do que ainda não aconteceu, do que virá a ocorrer. Mas como é isso? Como posso ter memória do que ainda não vivi?... Isso é uma contradição...

Pois é, existe sim e a utilizamos todos os dias, quando, por exemplo, usamos nossa agenda para nos lembrar do que temos que fazer, a memória deveria ser a nossa agenda neste caso ou ainda quando aproveitamos uma lembrança de algo vivido e ao nos programarmos para uma atividade semelhante já sabemos o que não dará certo, então é melhor utilizar esta experiência para programar diferente. A memória prospectiva é assim. Aliás, uma grande dificuldade àqueles que tem TDAH (transtorno déficit de atenção e hiperatividade) que são ótimos para lembrar de tarefas aleatórias, mas quando há compromissos que envolvem datas específicas, daí tudo muda de figura.

Muito bem, mas, afinal, qual o motivo de falar deste negócio de memória agora?...

O psicanalista inglês Wilfred Bion iniciou esta conversa e, lendo um artigo da Gazeta de domingo, o tema me despertou alguns questionamentos.

Em tempos de final de ciclo, um ano se acaba e outro está chegando, há diversos comentários das pessoas sobre o quanto o tempo está cada vez “correndo mais rápido” e já dizia o poeta Cazuza, o tempo não pára. Então parei no meu tempo para aquela velha ideia de fazer um balanço do que foi 2013 e uma prospecção do que desejo para 2014, então a teoria sobre a memória do futuro ficou muito clara. Precisei recorrer a tudo o que vivi para saber e definir o que quero viver, ou melhor, as lembranças é que fazem nosso futuro.

O passado nos dá segurança, nos traz o que aprendemos com a experiência e isso é prospectado quando pensamos em que futuro queremos, então é hora de entender que o nosso futuro é feito de passado porque é ele que sustenta os nossos sonhos, desejos e mais, a nossa existência.

Então, viva a memória do futuro!!!!!! Vamos aproveitar das experiências vividas, seus ensinamentos e traçar metas para 2014!!!!

Boas festas!!!!

Abraços e até a próxima!

Contato:
Mara Cristiane R. Aguila
Psicologia, Workshops, Palestras, Coaching, Supervisão, Consultoria e Atendimento Clínico para crianças, adolescentes, adultos, terceira idade e famílias. 
Contato: (41) 9189-3751
Conheça o meu blog: http://psicologamaraaguila.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário