domingo, 3 de março de 2013

Brain Activity Map (Mara Cristiane R. Aguila)





O Governo americano anunciou recentemente que pretende investir por volta de US$ 3 Bilhões em pesquisas e estudos para mapear o cérebro humano no estilo do Projeto Genoma, o estudo Brain Activity Map.

Pesquisas na área podem trazer avanços importantes para a ciência em todas as áreas de conhecimento, desde tratamentos médicos para doenças como Alzheimer, Parkinson aos distúrbios psiquiátricos como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, e ainda mais, nos transtornos e distúrbios de aprendizagem, síndromes, reabilitação pós lesão cerebral, AVC acidente vascular cerebral ou conhecido popularmente como derrame), TDAH (transtorno déficit de atenção e hiperatividade), entre muitos outros existentes. Além dos relacionados à neurologia, estendemos a amplitude e importância destes estudos para outras áreas da saúde, visto que o cérebro é o responsável pela regência de tudo o que acontece em nosso corpo, mente e emoções como um maestro. Sua complexidade é tamanha que frente a vários bilhões de células e suas conexões, além da participação indispensável de grande variedade de moléculas, transmissores químicos, genes, entre outras estruturas.

O interesse na neurociência vem crescendo vertiginosamente devido à amplitude de vantagens na resolução de grandes problemas da humanidade. Os sistemas biológicos estão relacionados a todas as ações do mundo: a economia, o marketing, a educação, as invenções, a tecnologia, enfim em todas as áreas temos grandes pensadores e criadores de sistemas, conceitos e métodos e, para isto, quem está no volante? O cérebro e todas as suas conexões, é claro! 

Segundo Antonio Damásio, neurocientista e diretor do Instituto do cérebro e da criatividade da Universidade do Sul da Califórnia, é a maneira como a cultura é construída no seu princípio a partir de aspectos biológicos, nomeadamente aspectos que tem a ver com o cérebro, ou seja, teremos muitas revoluções no mundo. A inversão de lógicas anteriormente aceitas indiscutivelmente, a inversão de lógicas contemporâneas, o aprimoramento de conceitos que certificaram durante longo tempo algumas “verdades” e mostre finalmente que a razão tem como base uma rede que o envolve e não existe sem os sentimentos.

Como profissional desejo realmente que as pesquisas avancem, que os meios diagnósticos avancem, a prevenção exista, a reabilitação seja cada vez mais possível. Como pessoa, espero que a comprovação da importância dos sentimentos nas relações humanas e profissionais em todas as áreas possibilite a compreensão da enorme importância desta iniciativa na compreensão e validação da enorme importância do nosso cérebro na humanidade. 

Vamos torcer e acreditar que este projeto vá em frente!

Abraços!

Psicóloga - Curitiba e Paranaguá-PR - Mara Aguila - (41) 9189-3751
Psicologia, Neuropsicologia, Coaching, Consultoria e Atendimento Clínico para crianças, adolescentes, adultos, terceira idade e famílias.

E-mail: mara.aguila@gmail.com

Venha conhecer e curtir a minha página no Facebook:
http://www.facebook.com/PsicologaMaraAguila

Nenhum comentário:

Postar um comentário