segunda-feira, 1 de abril de 2013

Dia mundial de Conscientização do Autismo ( Mara Cristiane R. Aguila )




Nesta semana, no dia 02 de abril comemora-se o dia mundial da conscientização sobre o Autismo. 

O Autismo é um transtorno global do desenvolvimento infantil que se manifesta antes dos 3 anos de idade e se prolonga por toda vida. Segundo a Organização das Nações Unidas cerca de 70 milhões de pessoas no mundo são acometidas pelo transtorno. Há uma tríade de sintomas que levam a hipótese diagnóstica. A área da habilidade social, a comunicação verbal e não verbal e as inadequações comportamentais.

Muitas informações têm sido veiculadas nos meios de comunicação, a mídia tem dado uma atenção especial ao assunto. Livros pipocam nas prateleiras das grandes livrarias sobre o assunto, muita gente famosa tem sido “diagnosticada” com o transtorno, agora com a ampliação diagnóstica que o espectro autista permite há muitas mães pesquisando e procurando em seus filhos sinais da questão quando há alterações comportamentais atípicas ao desenvolvimento. O importante é: Autismo é real! Exige uma série de acompanhamentos, trabalho multidisciplinar de profissionais da área de saúde, educação e família. O cérebro da criança autista trabalha de forma diferente ao das crianças típicas, mas isto não quer dizer que eles não tenham seu espaço. 

Há muita polêmica sobre a inclusão escolar e social, mas esta realidade já está no nosso cotidiano. Escolas e educadores desesperados, sem norte de como trabalhar com uma criança autista em sala de aula. Como aprende esta criança, como devo proceder para me aproximar, socializar como? As dúvidas são muitas, porém a resposta é uma só: crianças com todo e qualquer tipo de transtorno, desenvolvimento atípico, síndromes, deficiência intelectual, alta habilidade, continua sendo... Criança!

Trabalhar com uma criança especial, incluindo-a em um sistema pré-estabelecido como a instituição escolar é um grande desafio. Muitos obstáculos estarão presentes no cotidiano desta interação e não podemos perder de vista a ideia que todos nascemos diferentes, não há no mundo nenhum Ser Humano igual, nem mesmo aqueles nascidos na mesma família e do mesmo óvulo. Cada vez mais vivemos numa sociedade de diferentes onde o respeito, a cidadania, o amor ao próximo e a força na superação de obstáculos têm sido a propulsão da batalha diária de nossa Espécie.

A Instituição escolar exerce uma das maiores funções na formação do individuo. Quando nos deparamos com uma criança portadora de necessidades especiais, esta responsabilidade atinge o mais alto grau de desafio possível a um Educador e ao sistema escolar.

Neste momento, o grande objetivo é impedir que a deficiência em potencial atinja sua forma mais difícil, daí a necessidade de preparar este Ser Humano único, a criança, para se adaptar e vencer os obstáculos que esta diferença lhe obriga e a todos que a rodeiam.

Claro que seria minimizar as dificuldades e olhar romanticamente a este desafio, porém podemos vencê-lo e para isto um item é indispensável na vida de todos, inclusive para esta superação é o amor! Impossível não se apaixonar pelo tema e pela vontade de estudar, pesquisar, ajudar cada vez mais.

É isso pessoal, então vamos vestir azul no dia 02 de abril em homenagem a estas crianças, adolescentes e adultos que trazem consigo este transtorno: o Autismo, afinal, eles merecem!

Um abraço!


Psicóloga em Curitiba e Paranaguá-PR - Mara Aguila - (41) 9189-3751
Psicologia, Neuropsicologia, Coaching, Consultoria e Atendimento Clínico para crianças, adolescentes, adultos, terceira idade e famílias.
E-mail: mara.aguila@gmail.com

Venha conhecer e curtir a minha página no Facebook:
http://www.facebook.com/PsicologaMaraAguila


Nenhum comentário:

Postar um comentário